proteção de dados

QUAL A RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS SOBRE OS VAZAMENTOS DE DADOS?

25 de maio de 2021, por Safe Orange
 


Nos últimos meses, diversos tipos de vazamentos de dados e ataques cibernéticos ficaram em evidência nos veículos de notícias. Um dos maiores, sem dúvida, foi a exposição de dados de mais de 220 milhões de brasileiros, incluindo CPF, nomes, fotografias, endereço, e-mail e muito mais.

Nesses casos, tanto a Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD) quanto a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) consideram a falha da empresa em questão e sua responsabilidade que os dados tenham vazado. Mas, por que, se são terceiros que roubam os dados?
Vamos falar sobre esse assunto neste arquivo. Continue a leitura e confira!

Responsabilidade das empresas nos vazamentos de dados
Se a organização capta, armazena ou manipulada qualquer tipo de dados dos clientes, fornecedores e funcionários, ela assume uma gigante responsabilidade sobre eles. Isso porque a partir do momento que os dados são repassados à empresa, é obrigação dela proteger esses dados. E esse processo deve ser completo.

Cultura organizacional de privacidade
É fundamental que todos os colaboradores de uma instituição estejam unidos em um único código de proteção de dados, seguindo as diretrizes e compreendendo a relevância dos seus atos frente à proteção das informações.
Conduta no ambiente digital, acesso e compartilhamento de dados e o uso das informações deve ser traçado por um profissional competente e a equipe deve estar ciente de tudo. Para isso, devem ser criadas cartilhas, realizar treinamentos e workshops de maneira que todos estejam envolvidos.

Ferramentas que protejam o ambiente virtual da empresa
Outro passo importante é contar com soluções que protejam o ambiente virtual, de maneira que se alguém tentar invadir a rede corporativa isso seja evitado. Para isso, a organização pode contar com ferramentas como:
– VPN para conexões seguras
– Proteção de perímetro com Firewall
– Sistema de prevenção de invasão
– Sistema de detecção de intrusões
– Internet controlada

Monitoramento constante
Além de contar com softwares e todas as soluções para proteger a rede, é necessário monitoramento constante. Dessa maneira, assim que for detectada qualquer tentativa de invasão, as medidas necessárias podem ser ativadas e evitar vazamentos. Essa resposta imediata é determinante.
Se sua empresa busca todos os meios de proteger os dados que maneja, as chances de ataques cibernéticos são reduzidas consideravelmente e a avaliação de responsabilidade da organização é minimizada.

Conte com a Safe Orange para proteger seus dados

A Safe Orange oferece soluções que vão te ajudar em todo o processo de proteção de dados e segurança da informação. A partir da solução MSS, um serviço completo de gerenciamento de segurança, você tem gestão, parametrização, otimização e resposta a incidentes de segurança nas redes de dados e ambiente de TI. Tudo feito remotamente por especialistas em cibersegurança e ferramentas específicas.
Com o SOC, Centro de Operações de Segurança, você tem monitoramento de suas redes 24 horas por dia, todos os dias da semana. Profissionais especializados que estão sempre pontos para agir frente a qualquer problema.

Fale com um consultor Safe Orange e proteja sua empresa!

 

Fale com nossos
Consultores

Contamos com uma equipe de consultores e técnicos altamente capacitados para oferecer e implantar as soluções de acordo com as necessidades de sua empresa.


Contatar Especialista