Proteção de dados

Qual a diferença entre firewall e antivírus?

27 de agosto de 2021, por Safe Orange
 


Acreditamos que o primeiro passo para você entender o que precisa para proteger os dados e informações da sua empresa é saber exatamente do que estamos falando!

Tem quem sabe tudo de segurança da informação, mas a maioria das pessoas só sabe que é preciso ficar atento no ambiente digital. Isso já é muito importante!

E para que você saiba mais sobre esse universo, vamos te explicar hoje qual a diferença entre firewall e antivírus!

O que é firewall?

O nome firewall vem de uma metáfora, já que em inglês diz respeito às portas antichamas para proteger as pessoas em situações de incêndio.

No universo digital, sugere uma barreira de proteção contra algo que pode te atingir. No caso, a ideia é uma barreira bloqueia ameaças, um conteúdo malicioso, um acesso não autorizado, sem impedir que o fluxo de dados ocorra de maneira normal.

O firewall pode ser usado como aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. 

O que é antivírus?

O antivírus é uma ferramenta criada para proteger o seu computador de vírus, que podem ser instalados junto a um programa pirata que você colocou, um link malicioso que foi clicado ou até em um site aparentemente inofensivo.

Por trás do vírus, há sempre alguém mal-intencionado, com acesso integral e que pode utilizar os seus dados e da sua empresa para fins criminosos.

O antivírus identifica a entrada do vírus e bloqueia sua instalação, avisando ao usuário sobre o risco e propondo uma forma de eliminar o arquivo que foi infectado.

Na prática: qual a diferença entre firewall e antivírus?

Agora que você já sabe o que é cada uma dessas ferramentas fica mais fácil entender qual a diferença entre firewall e antivírus, certo? Ainda assim, vamos explicar!

Na prática, os dois têm o objetivo de proteger o ambiente digital e os dados. O que os distingue é o firewall autoriza ou bloqueia a entrada e saída de informações, emitindo um aviso para o monitoramento de que algo está errado e alguém quer acessar de maneira indevida.

Já o antivírus está ligado ao que entra a partir de navegadores, e-mails e outras formas de acesso.

Conte com a Safe Orange para proteger o ambiente digital

A Safe Orange oferece soluções que vão te ajudar em todo o processo de proteção de dados e segurança da informação.

A partir da solução MSS, um serviço completo de gerenciamento de segurança, você tem gestão, parametrização, otimização e resposta a incidentes de segurança nas redes de dados e ambiente de TI. Tudo feito remotamente por especialistas em cibersegurança e ferramentas específicas

Com o SOC, Centro de Operações de Segurança, você tem monitoramento de suas redes 24 horas por dia, todos os dias da semana. Profissionais especializados que estão sempre pontos para agir frente a qualquer problema.

Fale com um consultor Safe Orange e proteja sua empresa!