Segurança da Informação

Quais os prejuízos que uma ameaça Ransomware causa?

5 de maio de 2020, por Safe Orange
 


Dos perigos que uma empresa pode enfrentar em relação a sua segurança digital, a ameaça ransomware é um dos que pode causar maior prejuízo. Esse tipo de malware ganhou popularidade nos últimos anos e tem a capacidade de interferir no funcionamento completo do negócio.

Em função disso, proteger-se é crucial. Para te ajudar, preparamos o artigo abaixo com as melhores formas de evitar esse tipo de ataque. Confira!

O que é um ransomware?

O ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos do usuário. Em troca do resgate das informações, um pagamento é feito, geralmente utilizando algum tipo de criptomoeda.

Para propagar o seu impacto, o ransomware possui mecanismos que permitem a sua replicação automática na rede da empresa. Assim, após um único computador ser infetado, o negócio pode ter todas as suas atividades interrompidas.

Quais os prejuízos causados por um ransomware?

Como a ameaça ransomware infecta toda a companhia, ela é capaz de causar grandes prejuízos. É possível dividi-los nas seguintes categorias:

Prejuízos que envolvem as rotinas da empresa

Enquanto o malware não for removido, e as informações restauradas, setores inteiros podem deixar de executar as suas atividades. Isso influenciará a capacidade da companhia em entregar resultados e se manter aderente a prazos.

Prejuízos de imagem

Se a empresa precisa lidar com atrasos e tem a sua infraestrutura exposta, a sua imagem no mercado é prejudicada. O negócio será visto pelo mercado como uma companhia incapaz de proteger informações de consumidores. Essa situação leva a perda de clientes e oportunidades de venda.

Prejuízos legais

Se o malware atingir dados de terceiros, as chances de um cliente mover algum processo são altas. Em alguns contratos, inclusive, há a possibilidade do negócio pagar multas em função de problemas na prestação de serviços.

Esse tipo de prejuízo também pode ser associado a processos movidos pelos órgãos fiscalizadores do governo. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nacional permite que a companhia seja judicialmente acionada caso não lide da forma correta com dados de consumidores.

Prejuízos estratégicos

A perda de informações também pode afetar projetos internos, levando a danos futuros ao nível de competitividade do negócio. A companhia ficará marcada, ao longo da sua história, como uma empresa que não soube lidar com registros de clientes e informações estratégicas internas, por exemplo.

Como se proteger da ameaça ransomware?

Para se proteger contra a ameaça ransomware, uma série de medidas devem ser adotadas. A primeira é definir um processo de atualizações ágil: muitos malwares que se encaixam nessa categoria só obtêm sucesso em sistemas e dispositivos não atualizados.

Além disso, mecanismos de controle devem ser aplicados na infraestrutura de rede e nos sistemas de arquivos. Isso impede que o usuário afetado tenha acesso a informações críticas e, com isso, evitam-se maiores prejuízos.

Outro ponto importante está na segmentação da rede e no investimento em soluções de monitoramento. Em conjunto, essas duas medidas tornam todas as conexões mais robustas e confiáveis. Não só o gestor será capaz de identificar rapidamente se algum ataque ocorrer, mas ele também poderá evitar a propagação da ameaça ramsonware rapidamente.

Por fim, podemos citar duas outras medidas preventivas contra o ransomware. A primeira é a criação de backups, que reduzem o tempo necessário para recuperar informações caso o negócio seja atingido. A outra é a definição de uma política de senhas seguras, que evita invasões com técnicas de quebra de logins tradicionais.

A proteção da infraestrutura de TI de uma empresa é um dos vários mecanismos que o negócio pode utilizar para evitar problemas e tornar os seus serviços mais confiáveis. Evitando ataques, a companhia permite que a tecnologia seja utilizada em mais processos. Assim, o fluxo de trabalho ganha um alto nível de inovação e qualidade.

Mas, para atingir os resultados esperados, o gestor precisa estar atento a malwares antigos e novos. Portanto, a companhia jamais deve ignorar as chances de ser atingida por uma ameaça ransomware. Assim, os seus processos de segurança se tornam mais preparados e eficazes.

Outra forma de otimizar a sua segurança é investir no MSS. Saiba mais em POR QUE CONTRATAR SERVIÇOS GERENCIADOS DE SEGURANÇA (MSS)?

Os Serviços das SafeOrange tem foco na proteção e monitoramento constante da rede e dos usuários, aumentando significativamente a segurança e a produtividade dos funcionários.

 

Fale com nossos
Consultores

Contamos com uma equipe de consultores e técnicos altamente capacitados para oferecer e implantar as soluções de acordo com as necessidades de sua empresa.


Contatar Especialista