MSS

Por que contratar Serviços Gerenciados de Segurança (MSS)?

30 de abril de 2020, por Safe Orange
 


Você já ouviu falar em MSS, Managed Security Services ou Serviços Gerenciados de Segurança. Os serviços gerenciados de segurança ainda não são muito populares e são poucas os gestores que já estão utilizando essa carta na manga para melhorar a administração de seus ativos de TI ao mesmo tempo em que protegem seus dados.

Com o aumento do número de ataques aumentando significativamente nos últimos anos e a promulgação da nova Lei Geral de Proteção de Dados, que exige um cuidado muito maior no tratamento de informação, cada vez mais se faz necessário contar com o apoio deste serviço

Neste post, vamos mostrar para você do que se trata realmente o termo serviços gerenciados de segurança, quais os motivos que estão levando as empresas a fechar parcerias como essa e quais as vantagens do MSS. Confira!

O que são serviços gerenciados de segurança

O termo MSS, Managed Secure Service, foi cunhado pelo Gartner, grupo de consultoria especializado em tecnologia. O conceito é definido como o gerenciamento ou monitoramento remoto de funções de segurança de TI entregues por meio de centros de operação remotos, sem a necessidade de uma equipe local.

Todo o monitoramento é realizado sem a necessidade de deslocamento até a empresa, apenas em casos específicos, utilizando tecnologias específicas para realizar o controle e qualquer alteração necessária por meio de comandos enviados remotamente.

Dentro do escopo geral de um MSS estão inclusos diversos serviços, que serão alinhados em contrato. Entre os mais comuns estão:

  • detecção e tratamento de tentativas de intrusão;
  • implantação e monitoramento de firewalls;
  • gerenciamento de sistemas de prevenção;
  • tecnologia unificada de gestão de ameaças;
  • gerenciamento de gateways de segurança para mensagens ou tráfego de rede;
  • firewalls multifuncionais;
  • análise de segurança e entrega de relatórios;
  • varredura de vulnerabilidades;
  • gerenciamento de eventos e atualizações.

Esses são apenas alguns dos serviços que podem ser ofertados em um contrato de MSS, sendo que a depender do fornecedor que sua empresa contrate, existem várias outras possibilidades.

Nesse modelo de prestação de serviços, deixa-se de considerar a segurança como algo apenas pontual para manter um foco constante em proteger todos os aspectos da empresas, buscando livrar-se das ameaças e evitar prejuízos decorrentes delas.

O que está levando as empresas a contratar esse serviço

A tecnologia tem se tornado um alicerce fundamental dentro das organizações, exigindo que elas digitalizem todos os seus dados, um prato cheio para hackers e cibercriminosos, que buscam lucrar roubando e vendendo informações.

Com ambientes de TI cada vez mais complexos, soluções simples como a contratação isolada de um antivírus ou o uso de um firewall simples já não bastam para evitar esses problemas de infiltração e roubo de dados.

Podemos entender isso claramente quando pensamos que grandes empresas já sofreram perdas por conta de ataques como a Equifax, serviço de crédito americano, a Sony, grande empresa de entretenimento, e aqui no Brasil tivemos recentemente o caso da Netshoes.

Em todos os casos citados as empresas acabaram amargando um situação ruim no mercado, prejudicando sua imagem, além de perdas financeiras com investidores e por conta de processos judiciais movidos por usuários prejudicados.

Com isso, podemos observar que as soluções simplistas de segurança já não são uma barreira eficaz contra o ataque de cibercriminosos, que cada vez mais estão se especializando. É preciso contar com uma solução mais robusta.

É nesse ponto que entra o MSS. Quando uma empresa contrata os serviços de um fornecedor como esse é preciso ter em mente que não se trata de uma simples licença de uso, ela está adquirindo uma solução completa que passa por gerenciamento, segurança e monitoramento.

Quais são os seus benefícios

São vários os benefícios que fazem as empresas optarem por contratar um MSS. Vamos listar algumas das principais vantagens de uma parceria como essa.

Economia

Adquirir uma série de ferramentas de segurança de forma individual exige grandes investimentos por parte da empresa, uma vez que, geralmente, são vários fornecedores diferentes, o que inviabiliza até mesmo uma tentativa de negociação.

Já quando se busca apoio de um provedor de MSS, a organização contratada já conta com todas as ferramentas e tecnologias necessárias para a proteção de um ambiente de TI, sem a necessidade de nenhum pagamento extra, ou seja, pode ser muito mais viável que adquirir licenças de uso constantemente.

Supervisão contínua

Ao contratar os serviços de um MSS o gestor poderá ficar tranquilo com relação ao monitoramento de todos os seus sistemas e ambiente de TI, realizado de forma totalmente remota pelo provedor de serviços gerenciados.

Ele estará constantemente acompanhando todas as atualizações e mudanças necessárias para manter todo o ambiente seguro contra as ameaças. Além disso, caso algum problema seja detectado, mesmo com toda a prevenção, seus profissionais estarão aptos a agir imediatamente para evitar qualquer tipo de consequência negativa.

Profissionais especializados

Contratar e manter profissionais especializados em segurança da informação é algo caro e distante da realidade da maioria das médias e pequenas empresas, sendo que até mesmo grandes organizações podem ter dificuldade em atrair esse tipo de colaborador.

Os prestadores de serviços gerenciados de segurança, geralmente, contam com os melhores profissionais do mercado, certificados e com grande bagagem de conhecimento sobre o assunto, devido às suas participações em diversos projetos.

Liberação dos profissionais locais

A segurança da informação é algo fundamental e crítico, gerando estresse dentro da equipe local, que acaba sendo sobrecarregada com a responsabilidade de cuidar dela somada as outras tarefas comuns do ambiente de TI da empresa.

Ao contratar um MSS, seus profissionais locais poderão voltar sua atenção para outros pontos como a busca por soluções estratégicas para o desenvolvimento do negócio, melhorando assim os resultados de sua empresa.

Relatórios completos

Por fim, destaca-se também a possibilidade de controle total acerca das informações de prevenção e segurança da empresa, uma vez que pode-se solicitar a qualquer tempo, relatórios completos sobre o andamento da prestação dos serviços gerenciados.

Entre as informações cedidas poderão estar todas as medidas de segurança tomadas, problemas evitados, atualizações, tentativas de invasão, entre outros dados importantes para a gestão geral da organização.

O MSS, serviços gerenciados de segurança, são hoje um apoio fundamental para qualquer empresa que vise manter sob controle seus dados e evitar ser alvo de ataques.

Safe Orange é um fornecedor de MSS especializada no fornecimento de soluções de segurança de TI e podemos auxilar você a proteger sua empresa. Entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos consultores!

 

Fale com nossos
Consultores

Contamos com uma equipe de consultores e técnicos altamente capacitados para oferecer e implantar as soluções de acordo com as necessidades de sua empresa.


Contatar Especialista