Cibersegurança

Falsas lives invadem o mundo virtual

23 de julho de 2020, por Safe Orange
 


Com a febre de lives durante a pandemia, surgiram também novos golpes virtuais. Entre eles, um tem se destacado: as falsas lives.

Criminosos criam ou sequestram um canal de youtube já existente e iniciam uma transmissão pirata simulando a live original. A diferença é que usam um QR Code adulterado que envia o dinheiro das doações para a conta do fraudador.

As transmissões ao vivo – as famosas lives – tem sido a maior forte de entretenimento desde que nos vimos obrigados a ficar em casa, em quarentena.

Artistas famosos, ou nem tanto, migraram seus shows para o youtube, pois além de entreter também conseguem arrecadar doações a diversas instituições que sempre precisaram de apoio.


Da mesma forma, os criminosos da internet também viram nas lives, mais uma oportunidade para golpes.

Os estelionatários criam ou sequestram um canal do youtube e iniciam a transmissão falsa competindo com a original – simultaneamente ou após a live oficial e troca o QR CODE para receber as doações diretamente na conta deles mesmos.

Perdemos todos, artistas, usuários e instituições.

Mais comum nos Estados Unidos, o Brasil também já sofreu ataques do tipo, especialmente em lives de sertanejos como Gusttavo Lima, Bruno e Marrone e Paulo Lima.

Vale lembrar que os ataques cibernéticos podem ocorrer com qualquer instituição.

Quer saber mais sobre cibersegurança? Fique ligado no nossos blog e nas redes sociais.

 

Fale com nossos
Consultores

Contamos com uma equipe de consultores e técnicos altamente capacitados para oferecer e implantar as soluções de acordo com as necessidades de sua empresa.


Fale com um de nossos Canais