Acompanhamos durante a pandemia o aumento de crimes virtuais. Calcula-se que, nos últimos meses, houve 23 ataques por minuto no Brasil.
Com as pessoas em casa e o trabalho sendo executado remotamente, a troca de dados e informações foram feitas sem as devidas segurança.
A proteção de dados é primordial para qualquer negócio. Você protege informações confidenciais da empresa e dos clientes, mantém sua reputação no mercado, ganha em competição e evita muitos prejuízos.
Diversas empresas já cometeram graves falhas na segurança da informação e pagaram caro por isso. Neste artigo, você confere cinco dos mais famosos casos!
FACEBOOK – VAZAMENTO DE DADOS
O Facebook teve dados vazados de cerca de 87 milhões de usuários no mundo inteiro, incluindo de 443 mil brasileiros. O caso só chegou a conhecimento público em 2018, mas as informações foram compartilhadas ilegalmente pela empresa Cambridge Analytica, responsável pelo tratamento de dados, em 2016 para manipulação eleitoral nos Estados Unidos.
UBER – SEQUESTRO DE DADOS
A Uber sofreu um grande ciberataque em 2016. Houve exposição de informações pessoais de 57 milhões de usuários. Os dados foram sequestrados e a empresa precisou negociar com os responsáveis pelo ataque. Foi necessário pagar para que os dados fossem deletados, mas sem nenhuma segurança que os criminosos cumpririam com a palavra.
NETSHOES – ATAQUE DE HACKERS
Uma das maiores redes de artigos esportivos do Brasil, a Netshoes foi hackeada em 2017. Dados pessoais como e-mail e CPF de mais de 2 milhões de clientes foram roubados.
Embora a empresa tenha assegurado que dados bancários não foram expostos, diversos consumidores evitaram o e-commerce por um tempo.
NASDAQ – ATAQUE VIRTUAL
A bolsa de valores Nasdaq também foi alvo de ataques virtuais. Em 2013, 160 milhões de informações foram adulteradas e roubadas.
O prejuízo? Queda na bolsa e mais de US$ 300 milhões para diversas empresas.
PEPSI E COCA COLA – ESPIONAGEM
Em 1994, a Pepsi criou um grande plano para superar a concorrência da Coca Cola no Brasil.
Foi desenvolvida uma estratégia para aumentar fábricas, pontos de venda e distribuição, tudo para abocanhar o mercado.
No entanto, antes mesmo de ter a chance de colocar em prática, as informações vazaram para a Coca Cola e não foi possível fazer as devidas implementações.
O QUE FAZER PARA EVITAR FALHAS NA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO?
Como visto, todo cuidado deve ser levado em consideração a fim de manter os dados da sua empresa em segurança.
Afinal, informação é um bem do seu negócio e deve ser sempre o seu maior tesouro.
Há várias medidas que podem ser levadas em consideração, desde o controle de internet e VPN a Firewall e MSS.
Entre em contato com a Safe Orange, conheça as melhores soluções e deixe sua empresa protegida!
Contamos com uma equipe de consultores e técnicos altamente capacitados para oferecer e implantar as soluções de acordo com as necessidades de sua empresa.