Segurança da Informação

Entenda agora o que são Ciberameaças e como proteger os dados da sua empresa

15 de maio de 2020, por Safe Orange
 


A tecnologia tem desempenhando um papel de destaque no ambiente corporativo. Mas, conforme os profissionais integram soluções ao seu dia a dia, o risco de um usuário ser afetado por alguma ciberameaça se tornou cada vez mais frequente.

Saber como se proteger e evitar a queda da confiabilidade da infraestrutura é algo crítico. Se os ativos tecnológicos estão bem controlados, a empresa se torna mais competitiva e alinhada com as demandas do mercado. Mas como fazer isso? Confira no nosso post abaixo!

O que é uma ciberameaça?

Ciberameaça é o termo utilizado para definir qualquer tipo de ataque ou sistema que possa afetar a infraestrutura de TI de modo negativo. Isso inclui, por exemplo, técnicas de roubo de dados, softwares que derrubam o funcionamento de sistemas e servidores com excesso de requisições e malwares que criptografam dados para exigir pagamentos em troca do acesso aos arquivos.

Diante do impacto que uma ciberameaça causa, a empresa deve estar preparada para se proteger. Se algo de errado ocorrer, as chances de a companhia ter quedas de produtividade, problemas para entregar resultados e perda de arquivos estratégicos são altas, o que prejudica a imagem da marca e a sua capacidade de realizar negócios.

Como se proteger de uma ciberameaça?

Para se proteger de ciberameaças, há uma série de estratégias que uma empresa deve tomar. Elas precisam ser escolhidas conforme o perfil da companhia e as regras locais do seu mercado de atuação. Entre os pontos principais, é possível apontar:

  • utilize rotinas de controle de acesso a dados;
  • monitore os recursos de TI;
  • atualize softwares e dispositivos rapidamente;
  • segmente a sua rede;
  • tenha ferramentas de antivírus;
  • tenha os profissionais treinados para aplicar boas práticas no seu dia a dia;
  • use a autenticação de dois passos sempre que possível;
  • mantenha uma infraestrutura mais escalável;
  • invista em um firewall.

Por que ter o apoio de uma empresa especializada para evitar uma ciberameaça?

Para muitos negócios, manter uma infraestrutura de TI sempre monitorada e controlada pode ser um desafio. Afinal de contas, como garantir que os profissionais seguirão as medidas e auxiliar o time de TI a ter a atenção necessária aos processos de segurança de dados sem que isso comprometa a competitividade da empresa?

Para solucionar esse problema, uma boa escolha é investir no apoio de uma empresa especializada. Como um time de especialistas e técnicos, ela auxiliará a companhia a definir uma estratégia de segurança digital robusta e alinhada com os padrões do mercado. Dessa forma, o risco de algo ocorrer com a infraestrutura de TI será o menor possível.

As ameaças digitais são hoje um dos principais problemas que uma empresa pode enfrentar na área de tecnologia. Problemas com vírus, ataques de DDoS e ransomware (Sequestro de dados) impedem que a companhia tenha um bom nível de produtividade, além de reduzir as chances de os profissionais entregarem os resultados esperados pelos gestores.

Justamente por isso o negócio deve ter uma postura ativa contra qualquer tipo de ciberameaça. Da adaptação a leis como a LGPD a rotinas de monitoramento, todo cuidado deve ser tomado para diminuir riscos e maximizar a qualidade do serviço prestado. Assim, a empresa terá uma infraestrutura de TI mais robusta e confiável.

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre como o apoio especializado auxilia o seu negócio a ter uma infraestrutura de TI robusta? Então fale conosco!

 

Fale com nossos
Consultores

Contamos com uma equipe de consultores e técnicos altamente capacitados para oferecer e implantar as soluções de acordo com as necessidades de sua empresa.


Fale com um de nossos Canais