Segurança da Informação

Descubra agora como fazer o monitoramente de ambiente de TI

28 de abril de 2020, por Safe Orange
 


O monitoramento de ambiente de TI é uma prática fundamental para trazer mais qualidade para os serviços e as operações que dependem da tecnologia para funcionar. Avaliar continuamente a performance dos dispositivos e das rotinas de trabalho auxilia os times a evitarem falhas, melhora a detecção de problemas e a otimização de processos. Além disso, gera redução de custos a médio e longo prazo.

Por isso, quem busca mais qualidade para as atividades que dependem da tecnologia para serem executadas deve sempre trabalhar para implementar práticas de monitoramento de ambiente de TI. Se você quer saber por onde começar, continue a leitura a seguir!

Qual a importância de monitorar o ambiente de TI?

Empresas de todos os setores adotam estratégias para otimizar o funcionamento do ambiente de TI. A transformação digital colocou a tecnologia no centro das operações de muitas empresas, o que exige de gestores uma postura ativa para evitar problemas e mitigar erros rapidamente. Afinal, falhas na infraestrutura tecnológica de um negócio podem influenciar diretamente na qualidade de todas as atividades da empresa.

Diante disso, o monitoramento de ambiente de TI é algo que muitos negócios estão buscando. Avaliar o funcionamento das atividades e da infraestrutura traz um conjunto de impactos positivos que influenciam diretamente nos resultados da empresa. Veja os principais a seguir!

Mais dados para otimizar o ambiente de TI

O monitoramento amplia drasticamente a quantidade de dados que uma empresa tem sobre a sua infraestrutura e as suas operações. Essas informações terão um valor estratégico para o gestor a médio e longo prazo pois, em conjunto, tornam a melhoria das rotinas de gerenciamento mais prática e precisa.

O gestor poderá identificar, por exemplo, quando é a melhor hora de realizar novos investimentos ou escalar a infraestrutura. Também será mais fácil avaliar onde há mais erros e, com isso, realizar melhorias precisas.

Redução de custos

A melhoria da infraestrutura proporcionada pelo monitoramento de TI auxilia o negócio a eliminar gastos na área. Os equipamentos serão configurados de tal maneira a gerar um melhor uso dos recursos existentes. Como consequência, haverá menos desperdício no dia a dia da empresa.

O monitoramento da equipe também melhora os custos com recursos humanos. O time terá as suas rotinas otimizadas a partir de maior integração e eliminação de gargalos ou etapas desnecessárias. Desse modo, os fluxos de trabalho serão mais ágeis e eficientes.

Qualidade uniforme nos serviços e dispositivos de TI

Ao otimizar a infraestrutura, o profissional de TI pode garantir que os dispositivos de TI tenham uma performance muito mais uniforme. Os dispositivos estarão configurados sempre da melhor maneira possível. Isso evita que gargalos, indisponibilidades repentinas e outras falhas ocorram de modo mais eficiente.

Além disso, os times terão o seu trabalho formulado considerando o tipo de trabalho que a empresa demanda deles. Com isso, o impacto causado pelas atividades do time de TI, assim como os resultados obtidos, serão mais consistentes.

Mais segurança

O monitoramento de ambiente de TI traz mais segurança para o usuários. Eventuais invasões, brechas de segurança e demais problemas nas políticas de segurança digital são identificados com muito mais agilidade e precisão. Isso terá um impacto direto na confiabilidade da infraestrutura.

A empresa poderá identificar problemas rapidamente e evitá-los no futuro. Além disso, as correções em brechas serão feitas de modo preciso. Com isso, os ataques terão menor efetividade.

Como monitorar o ambiente de TI?

Para estruturar o monitoramento de ambiente de TI, a empresa deve adotar uma série de estratégias. Elas terão como foco dar uma visão abrangente para o gestor sobre todas as atividades executadas da área. Ao mesmo tempo, auxiliam a empresa a avaliar continuamente a performance da infraestrutura.

Veja os passos a seguir!

Crie indicadores

O passo básico é definir um conjunto de métricas para o ambiente de TI. Os indicadores auxiliam o gestor a avaliar com precisão (e em tempo real) a performance de vários fatores e a evolução das suas ações.

Cada problema será identificado rapidamente. Já as medidas de otimização terão o seu impacto mensurado com precisão. Assim, ficará mais fácil para o gestor ter um ambiente de alta performance.

Use boas ferramentas de monitoramento

As ferramentas de monitoramento devem ser aplicadas para avaliar a qualidade do trabalho do time, otimizar a infraestrutura e reduzir falhas de segurança. Por isso, elas devem ser utilizadas de modo abrangente e sempre com uma visão estratégica.

Na área de segurança, o monitoramento auxilia a identificar brechas, comportamentos suspeitos e invasões. Já na gestão de pessoas, pode ser aplicada para avaliar onde há baixa produtividade e gargalos. Da mesma maneira, permite que o gestor identifique onde existe indisponibilidade e baixa performance nos equipamentos.

Analise os dados para identificar onde é possível fazer melhorias

Os dados coletados pelas soluções de monitoramento devem ser avaliados de modo inteligente. O gestor precisa identificar onde há problemas de performance, por qual motivo eles ocorrem e como evitar a sua permanência. Assim disso, as medidas utilizadas para corrigi-los precisam ter o seu impacto avaliado para maximizar o efeito positivo das mudanças.

Por que contar com o apoio de uma empresa especializada é importante?

Para implementar processos de monitoramento, uma das melhores escolhas que a empresa pode fazer é contar com um parceiro especializado. Negócios que fornecem soluções de TI com esse fim têm um grande conhecimento sobre como isso pode ser feito da melhor maneira possível, considerando as demandas da empresa e o seu perfil.

O time de especialistas pode avaliar a estrutura operacional e tecnológica da empresa, as suas principais dificuldades e objetivos de médio e longo prazo. Tais dados podem ser empregados para montar um plano de ação mais eficiente e capaz de gerar maior impacto.

Da mesma forma, auxilia o negócio a escolher uma solução de monitoramento com maior custo-benefício. Como consequência, o investimento em políticas e soluções de monitoramento de TI terá um retorno muito mais amplo a médio e longo prazo.

A tecnologia tem um papel de destaque no ambiente corporativo moderno. Soluções de TI auxiliam gestores a terem maior controle sobre as suas equipes, evitar gargalos e aumentar a sua produtividade. Ao mesmo tempo, geram maior inovação e integração no ambiente corporativo.

Mas para que esses benefícios ocorram, o negócio precisa adotar práticas que auxiliem no monitoramento de ambiente de TI. A gestão de rotinas, assim como o funcionamento da infraestrutura, devem ser avaliados continuamente. Isso garante que falhas não sejam ignoradas e, ao mesmo tempo, dá para o gestor a capacidade de sempre garantir alta performance para as rotinas que dependem da tecnologia para serem executadas.

 

Fale com nossos
Consultores

Contamos com uma equipe de consultores e técnicos altamente capacitados para oferecer e implantar as soluções de acordo com as necessidades de sua empresa.


Fale com um de nossos Canais