SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

5 ERROS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO COMETIDOS POR EMPRESAS

26 de abril de 2021, por SAFE ORANGE
 


Quando você pensa na segurança da sua casa, o que você faz? Dependendo do acesso, coloca grades nas janelas, na porta, tetra-chave, trinco especial, câmeras de segurança, alarme, cerca elétrica… Você faz tudo para manter você, sua família, propriedade e bens em segurança, certo?

Então por que não ter a mesma preocupação com o ambiente digital da sua empresa? Atualmente, tudo gira em torno do online, do armazenamento em nuvem e servidores, troca de informação digital, softwares de gestão, comunicação por e-mail e WhatsApp e muitas outras ferramentas que deixam seu negócio mais eficiente e eficaz, se baseando no universo digital.

Se alguns minutos sem internet ou com e-mail fora do ar, sua empresa para completamente, imagine se houver roubo ou sequestro de dados, vazamentos e danos no sistema? Pensando nisso, listamos aqui os cinco maiores erros de segurança da informação cometidos por empresas. Confira!

1.Falha no acesso
Deixar o uso irrestrito da internet pelos funcionários é um grande erro. Se você deixa o acesso liberado para tudo, o resultado é uma rede com ampla possibilidade de ser acessada externamente. Isso porque diversos links, acessos e cadastros podem resultar em vírus, spyware ou malware. O ideal é uma internet controlada, com determinados sites barrados e um bom filtro por meio de sistema de proxy.

2. Senhas fracas
Foram criadas várias senhas provisórias do tipo “Admin” ou “12345” e passadas para os funcionários. Na maioria das vezes, essas senhas não são alteradas. Como consequência, todo o seu sistema fica vulnerável. São essas brechas que permitem uma invasão e permitem livre acesso ao hacker, que pode navegar livremente em sua rede.

3. Rede e programas desatualizados
Sabe porque existem atualizações? Exatamente para consertar erros e prover melhorias! Quando um software, rede ou programa notifica uma atualização não é simplesmente para deixar a navegação mais fácil, ter mais funções ou um design mais bonito. Na maioria das vezes é porque foram identificados problemas, inclusive de segurança, e eles foram devidamente ajustados.

4. Não se ver como um alvo
Talvez esse seja o maior erro das marcas quando o assunto é segurança da informação. Ninguém acha que será atingido, que pode ter os dados acessados ou até o negócio destruído devido a isso. Até que acontece… e você não está preparado. Até pequenas empresas podem ser um alvo de falhas de segurança da informação. Na verdade, grande parte dos ataques não acontecem nos grandes empreendimentos, porque eles tomam as precauções para que não sejam prejudicados. Entender que você é um alvo em potencial é fundamental!

5. Confiar apenas no antivírus
O antivírus é sim uma boa ferramenta para a segurança da informação. Mas, para sermos sinceros, é apenas uma das mais básicas. Se a empresa escolhe apenas o antivírus como ferramenta de proteção, ela coloca um alvo nas costas. Até porque, muitos colaboradores desativam o antivírus para evitar alguns bloqueios de navegação, o que quebra toda a lógica. Além desse tipo de solução, é bom ter sempre outras proteções como firewall, VPN e também um monitoramento preventivo eficaz.


E aí, sua empresa comete muitos desses erros? Que tal mudar isso? Confira nossas soluções!
Temos um consultor à sua disposição para descobrir o que seu negócio precisa!

 

Fale com nossos
Consultores

Contamos com uma equipe de consultores e técnicos altamente capacitados para oferecer e implantar as soluções de acordo com as necessidades de sua empresa.


Fale com um de nossos Canais