Segurança, E-mail

Sete dicas para usar o e-mail com mais segurança

28/06/2022, por Safe Orange
 


O e-mail é uma ferramenta que, apesar de tantos novos aplicativos e redes sociais no mercado, nunca foi deixada de lado. Muito popular devido a sua facilidade de acesso, o e-mail acaba sendo alvo constante de ataques criminosos.  

Dentro do universo corporativo, o e-mail é utilizado para a comunicação entre os colaboradores e guarda informações sigilosas das empresas. Por isso, conhecer táticas para usar essa ferramenta de forma mais segura é fundamental.

 Neste artigo, você vai aprender como usar o e-mail com mais segurança.

1) Invista em senhas seguras

Um dos primeiros passos para garantir a segurança de um e-mail é o uso de senhas fortes. Diante disso, siga as dicas abaixo:

• utilize senhas longas e com uso de caracteres especiais;

 • troque as senhas com regularidade;

• não compartilhe as senhas com ninguém; 

• guarde as senhas em um local seguro.

2)Utilize um bom filtro de spam

Para deixar o seu e-mail com mais segurança, uma ótima maneira é utilizar filtros antispam. Essa ferramenta possui a função de evitar que e-mails suspeitos cheguem à caixa de entrada, o que diminui o risco de ataques cibernéticos. Vale ressaltar que é possível personalizar o filtro para a sua realidade e, claro, é necessário mantê-lo sempre atualizado.

3) Não abra links ou anexos suspeitos

Uma das formas mais comuns de invasão online é por meio de links e anexos recebidos por e-mail. Criminosos virtuais podem usar dessa tática para incentivar que o usuário clique e, assim, obtenha dados pessoais. Sempre desconfie de mensagens solicitando atualizações de dados ou cobranças e evite cair em um golpe de phishing.

4) Implemente ferramentas de inteligência virtual avançada

Uma boa maneira de aumentar a segurança dos e-mails é investir em ferramentas de inteligência artificial. Os ataques virtuais estão cada vez mais sofisticados, por isso prevenir essas novas formas de fraudes, por meio de tecnologias eficazes, é uma boa pedida para mais segurança. 

5) Crie uma política de boas regras para o uso de e-mail na sua empresa

Orientar, de forma padronizada, os colaboradores da empresa sobre como usar o e-mail corporativo com mais segurança é essencial. Criar um manual com boas práticas e ensinar a identificar um possível e-mail suspeito pode diminuir os riscos de um ataque.

6) Conecte-se sempre em redes seguras

Conectar o seu e-mail em uma rede não apropriada pode colocar a segurança dos seus dados em risco. Por essa razão, evite acessar o seu e-mail utilizando uma rede pública, assim você evita riscos desnecessários.

7) Contrate a SAFE Orange

Para garantir mais segurança no e-mail da sua empresa e evitar outros tipos de ameaças virtuais, a Safe Orange é a solução ideal para você! Com soluções completas e eficazes, a Safe Orange oferece proteção cibernética 100% de acordo com as suas necessidades.

Entre em contato!