segurança da informação

Tendências da segurança da informação para 2022

10/01/2022, por Safe Orange
 


Os anos de 2020 e 2021 foram desafiadores em muitas áreas, com destaque para a segurança da informação.

Os ciberataques foram protagonistas no mundo inteiro e houve uma grande onda de hackeamento e vazamento de dados no Brasil, tanto em plataformas do governo quanto em empresas privadas. 

De acordo com uma pesquisa do MIT (Massachusetts Institute of Technology), os casos de vazamentos de dados aumentaram 493% no Brasil. O motivo do país ser um grande alvo no momento é simplesmente porque apenas agora as empresas estão investindo em segurança cibernética, com muita vulnerabilidade a ser explorada por hackers. 

O resultado desses vazamentos, que antes poderiam representar “apenas” uma mancha na reputação da empresa e perda de confiança dos clientes, agora está passível de multas pelo não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Diante desse cenário, o que se espera do mercado é que mais empresas busquem por soluções eficazes de segurança da informação. Confira abaixo algumas tendências do setor para 2022!

Monitoramento 24 horas por dia

Apenas instalar ferramentas de proteção não é mais suficiente. A tendência é contar com uma empresa de monitoramento, que faça o acompanhamento 24 horas por dia, de maneira que atitudes possam ser tomadas a partir de qualquer ameaça ao sistema.

Treinamentos e processos 

Se antes a privacidade e a proteção de dados era apenas por parte do departamento de TI, hoje deve estar presente em todos os setores. 

Uma das tendências é exatamente o fortalecimento de treinamentos e processos seguros dentro das empresas, se certificando sobre as condutas e acessos.

Backup automático em nuvem

Se até as fotos que você tira no celular já sobem automaticamente para a nuvem, porque com dados da sua empresa esse backup não deve ocorrer?

O backup não te exime de ter que proteger os dados contra vazamentos, uma vez que vários crimes podem ser cometidos com o que foi vazado, mas te ajuda a recuperar as informações e deve ser feito, preferencialmente, em tempo real.

Escolha consciente de fornecedores

Aqui a questão é simples: se uma empresa parceira não se preocupa com segurança da informação, quer dizer que os seus dados também estão vulneráveis.

Por isso, uma tendência para o mercado em 2022 é que os empreendimentos busquem fornecedores que tenham a segurança digital como prioridade, se cercando de vários lados para evitar ataques.

Apostar em uma solução completa

Sua empresa não precisa nem deve escolher por apenas uma forma de se proteger de ataques. O que se espera é que pequenos e grandes negócios apostem em soluções completas, que realmente façam a diferença na segurança da informação.

O ideal é que conte com ferramentas que ofereçam respostas ativas a qualquer tentativa de invasão, prevendo ataques e monitorando 24 horas por dia.

Conheça a solução da Safe Orange, considerada a mais completa do mercado, com tudo o que você precisa para garantir proteção no ambiente digital. Entre em contato e tome a atitude correta ao proteger sua empresa