Segurança de dados

Como ocorrem os ataques ransomware?

28/10/2021, por Safe Orange
 


Muito ouvimos falar sobre os casos de ataques virtuais com sequestros de dados, em que os hackers cobram resgate para que o usuário tenha seus arquivos de volta.

Em setembro de 2021, a Kaspersky revelou que o aumento desse tipo de crime foi de 23% no Brasil.

Mas, exatamente o são esses ciberataques e como funciona os ataques ransomwares? Vamos explicar neste texto. Então continue a leitura e confira!

O que é ransomware? 

A maneira mais simples de explicar o que é ramsoware é que trata-se de um software malicioso. Por meio dele, os dados e arquivos de servidores e computadores são bloqueados e criptografados.

É uma ferramenta usada por hackers para sequestrar os dados e informações. De modo geral, é cobrado um resgate para que o usuário tenha seus arquivos novamente.

Muita gente confunde o ransomware com vírus. Mas, embora também seja um malware, ele não funciona com auto replicação. O vírus se espalha aleatoriamente, sem controle externo e de maneira espontânea. Já o ransomware é um ataque que criptografa dos documentos, fotos e arquivos, captando aquilo que pode ser usado contra o usuário. 

Como funciona o ataque ransomware?

A forma mais comum que um ramsoware utiliza para invadir sistemas e computadores é por links camuflados que o usuário clica. Podem ser recebidos por e-mails fraudulentos, correntes de WhatApp, downloads via torrent, promoções em redes sociais e até anúncios em sites suspeitos. 

Uma vez que o conteúdo nocivo é baixado, mascarado como um arquivo comum e confiável, um programa malicioso é instalado e o usuário perde o controle do seu computador ou servidor. 

Os dados passam a ser criptografados e só podem ser acessados novamente por uma senha. Para que a vítima obtenha o código, o hacker cobra um valor de resgate, que varia muito conforme as informações obtidas. 

Quais são as consequências do ataque?

Além de prejuízo financeiro, o usuário ainda pode ter arquivos confidenciais expostos. Em situações em que o ataque foi em computadores pessoais, fotos e documentos comprometedores podem ser publicados online, caso a decisão seja de não pagar o resgate.

No caso de empresas, como coloca em risco a segurança de milhares de clientes, o valor solicitado no sequestro costuma ser altíssimo e a ameaça é de vazamento dos dados de tudo o que estava no servidor, o que prejudica também a reputação da marca.

Como se proteger de ataques ransomware?

Para evitar os ataques ransomwares, é importante contar com profissionais de segurança da informação e soluções de proteção, que vão identificar o perigo antes que o sequestro aconteça.

A Safe Orange oferece a solução mais completa do mercado, em um serviço mensal que inclui monitoramento em tempo integral.  

Fale com um dos nossos canais de venda e proteja sua empresa!