Segurança da Informação

Como funciona a autenticação de dois fatores?

28/10/2021, por Safe Orange
 


Com tantos casos de ataques virtuais, as plataformas virtuais estão tentando promover mais segurança aos usuários e oferecendo novos recursos. Dentre eles está autenticação de dois fatores, evitando que apenas com login e senha haja o acesso à conta do usuário.

Neste artigo, vamos explicar o que é autenticação de dois fatores, como funciona e essa ferramenta realmente protege. Confira!

O que é autenticação de dois fatores?

Podemos dizer que a autenticação de dois fatores tem uma camada extra de segurança para acessar uma conta. Ela foi criada para confirmar se é realmente o usuário que está tentando acessar, averiguando a identidade. 

Para que ela funcione é necessário fornecer uma segunda informação após inserir o login e senha.

Esse segundo fator pode variar conforme a plataforma e também com as escolhas do usuário. Em alguns casos há envio de códigos por SMS, respostas secretas ou até biometria, como leitor de digital ou íris. 

Como ativar a autenticação de dois fatores?

Antes de mais nada, é preciso explicar que a autenticação de dois fatores não está disponível em todas as plataformas, serviços ou sites. Não é algo que o usuário requer e sim que a plataforma ofereça.

Grandes empresas como Facebook, Instagram, Google, Mercado Livre, Amazon, PayPal, Dropbox e tantas outras já contam com essa opção.

Uma vez que esse recurso é disponibilizado, é muito simples ativar. De maneira geral, basta ir nas informações da sua conta, configurações e nas opções referentes à segurança.

A partir de então, basta fazer suas escolhas de métodos de verificação.

Esse recurso protege mesmo?

O recurso de autenticação de dois fatores é uma ótima alternativa para proteger e-mails, redes sociais e outros acessos do usuário no dia a dia. 

Isso porque evita que qualquer pessoa descubra sua senha e com isso possa acessar essas plataformas, sequestrar e vazar dados importantes. 

Embora seja uma ferramenta eficaz disponibilizada pelos desenvolvedores, ela te protege apenas na plataforma em si. Por isso, quem deseja promover a segurança no ambiente digital como um todo precisa contar com soluções mais completas como VPN, Firewall, etc.

Proteja seu ambiente digital

Para garantir a solução por completo, principalmente em ambientes digitais de empresas, é essencial contar com uma empresa especializada em segurança da informação.

Dessa forma, será possível entender qual o nível de proteção que é necessário para evitar vazamentos de dados e ciberataques. Cada empresa tem uma necessidade diferente e é importante encontrar a solução ideal.

A Safe Orange conta com a solução mais completa do mercado e pode te ajudar, prevendo ataques e evitando qualquer ameaça, com monitoramento 24 horas por dia. 

Fale com a gente e esteja protegido de verdade!