SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

5 FILMES QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

19/07/2021, por SAFE ORANGE
 


Aqui no Blog da Cibersegurança sempre trazemos conteúdos explicativos para você ficar por dentro do que acontece no ambiente digital, como se proteger, garantir a segurança de dados e outras dicas importantes.
Dessa vez, vamos unir entretenimento e à conhecimento. Confira 5 filmes que mostram a importância da segurança da informação!

  1. A Rede (1996)
    Quando “A Rede” (1996) foi lançado a presença da população não era tão massiva quanto hoje. Mas, certamente já mostrava os perigos e possibilidades de ataques e invasões virtuais. No filme, Sandra Bullock vive uma analista de sistemas que têm seus dados roubados e apagados. Com uma narrativa de suspense envolvente, uma coisa é certa: aqueles que menos se preocupam com segurança da informação são os mais sujeitos a ataques virtuais.

  2. Privacidade Hackeada (2019)
    Cada vez mais vemos o vazamento de dados aparecer como protagonista nas manchetes dos jornais. Não é à toa que foi instaurada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não é mesmo?
    Sua localização, gostos, dados pessoais, informações financeiras… tudo está à disposição se você não se protege e se as empresas que você confiou não tomam providências sobre a segurança da informação.
    O documentário “ Provacidade Hackeada ” (2019), que pode ser conferido na Netflix, mostra isso muito bem, tendo como cenário o escândalo de vazamento de dados da Cambridge Analytica após eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016. Comentamos sobre esse caso neste artigo também!

  3. O dilema das redes (2020)
    Um lançamento recente da Netflix fez com que o mundo inteiro repensasse seu comportamento na internet, principalmente nas redes sociais. Afinal de contas, como é possível uma troca de mensagens ou e-mail sobre algo que você deseja resultar em anúncios sem fim no Instagram, Facebook, YouTube ou no Pinterest? O documentário “O dilema das redes” (2020), da Netflix desenha isso muito bem e diz muito sobre a privacidade digital.

  4. Don’t fk with cats (2019)
    Mais um documentário que vai te prender do início ao fim. “ Don’t fk with cats (2019)”, uma produção original da Netflix, mostra como é possível descobrir tudo, de qualquer pessoa, a partir da internet. Um vídeo que mostra maus tratos com gatos é o gatilho para milhares de pessoas se unirem e identificar quem estava fazendo atrocidades com os animais. Moral da história: se está online e você não está protegido, é possível saber tudo sobre você!

  5. Snowden: Herói ou Traidor (2017)
    Acompanhamos de perto o escândalo envolvendo Edward Snowden e o vazamento de informações sobre a vigilância global da agência americana NSA. Se você quer saber os detalhes, vale a pena conferir o filme “Snowden: Herói ou Traidor” (2017) que conta o passo a passo da criação do sistema de vigilância e como as coisas ganharam uma proporção inimaginável. Além de prender o telespectador a cada segundo com a narrativa, o filme mostra o quanto os dados podem estar vulneráveis até mesmo em uma inocente troca de mensagens.
    O longa também está disponível na Netflix e vale ressaltar a atuação ímpar de Joseph Gordon-Levitt, que ficou super parecido com Snowden, mudando até a entonação da voz!
    Quer estar sempre seguro no ambiente digital? Conheça as soluções da Safe Orange!