A tecnologia tem desempenhando um papel de destaque no ambiente corporativo. Mas, conforme os profissionais integram soluções ao seu dia a dia, o risco de um usuário ser afetado por alguma ciberameaça se tornou cada vez mais frequente.
Saber como se proteger e evitar a queda da confiabilidade da infraestrutura é algo crítico. Se os ativos tecnológicos estão bem controlados, a empresa se torna mais competitiva e alinhada com as demandas do mercado. Mas como fazer isso? Confira no nosso post abaixo!
Ciberameaça é o termo utilizado para definir qualquer tipo de ataque ou sistema que possa afetar a infraestrutura de TI de modo negativo. Isso inclui, por exemplo, técnicas de roubo de dados, softwares que derrubam o funcionamento de sistemas e servidores com excesso de requisições e malwares que criptografam dados para exigir pagamentos em troca do acesso aos arquivos.
Diante do impacto que uma ciberameaça causa, a empresa deve estar preparada para se proteger. Se algo de errado ocorrer, as chances de a companhia ter quedas de produtividade, problemas para entregar resultados e perda de arquivos estratégicos são altas, o que prejudica a imagem da marca e a sua capacidade de realizar negócios.
Para se proteger de ciberameaças, há uma série de estratégias que uma empresa deve tomar. Elas precisam ser escolhidas conforme o perfil da companhia e as regras locais do seu mercado de atuação. Entre os pontos principais, é possível apontar:
Para muitos negócios, manter uma infraestrutura de TI sempre monitorada e controlada pode ser um desafio. Afinal de contas, como garantir que os profissionais seguirão as medidas e auxiliar o time de TI a ter a atenção necessária aos processos de segurança de dados sem que isso comprometa a competitividade da empresa?
Para solucionar esse problema, uma boa escolha é investir no apoio de uma empresa especializada. Como um time de especialistas e técnicos, ela auxiliará a companhia a definir uma estratégia de segurança digital robusta e alinhada com os padrões do mercado. Dessa forma, o risco de algo ocorrer com a infraestrutura de TI será o menor possível.
As ameaças digitais são hoje um dos principais problemas que uma empresa pode enfrentar na área de tecnologia. Problemas com vírus, ataques de DDoS e ransomware (Sequestro de dados) impedem que a companhia tenha um bom nível de produtividade, além de reduzir as chances de os profissionais entregarem os resultados esperados pelos gestores.
Justamente por isso o negócio deve ter uma postura ativa contra qualquer tipo de ciberameaça. Da adaptação a leis como a LGPD a rotinas de monitoramento, todo cuidado deve ser tomado para diminuir riscos e maximizar a qualidade do serviço prestado. Assim, a empresa terá uma infraestrutura de TI mais robusta e confiável.
Gostou do nosso post e quer saber mais sobre como o apoio especializado auxilia o seu negócio a ter uma infraestrutura de TI robusta? Então fale conosco!